UNIAESO
Faculdade Barros Melo Recife - UNIAESO - Credenciada através da Portaria nº 681 de 20/08/2020, publicada no D.O.U. em 21/08/2020.
O ano era 1968. Uma época marcada por intensa agitação política, com o advento da ditadura militar e, por consequência, pelo cerceamento das liberdades individuais e dos direitos fundamentais. Em 15 de maio de 1968, foi criada a AESO, pelo advogado, professor e visionário Inácio de Barros Melo. Tal iniciativa visava devolver à cidade de Olinda a tradição da oferta do Curso Jurídico, criado por Dom Pedro I, em 21 de agosto de 1827, instalado no Mosteiro de São Bento, em 1828, e, posteriormente, transferido para o Recife.
Em 1971, foi autorizada a Faculdade de Direito de Olinda - FADO, com sede na Rua de São Bento, nº 200, Varadouro, primeira Instituição de Ensino Superior no município. Para ampliar a área de atuação, foi criado o Centro de Estudos Superiores Barros Melo - CESBAM, também mantido pela AESO.
Em 2005, decorrente da junção da FADO e do CESBAM, foram credenciadas as Faculdades Integradas Barros Melo. Em 2020, foi credenciado o Centro Universitário AESO-Barros Melo - UNIAESO, em Olinda.
“A instituição é engajada na preservação dos valores acadêmicos fundamentais, como a liberdade e pluralidade de ideias que se manifestam no cultivo da reflexão filosófica, das letras e artes e do conhecimento científico. A Uniaeso afirma seu papel irrenunciável enquanto instituição estratégica para a implementação de políticas setoriais nas áreas científica, tecnológica e social”, garante Ivânia Barros Melo, reitora do centro universitário.
A UNIAESO, através dos núcleos de prática profissional, insere o estudante num campo multidisciplinar e conectado com os avanços do mercado de trabalho. Tem compromisso com a qualidade da formação intelectual dos alunos e, principalmente, com o atendimento às necessidades e às expectativas da sociedade, formando profissionais técnica e politicamente competentes e desenvolvendo soluções para problemas locais, regionais e nacionais.
Em setembro de 2020, a Faculdade Barros Melo Recife - UNIAESO, localizada na Rua do Bom Jesus, n° 137, no coração do Recife Antigo, recebeu o credenciamento do MEC e passou a ofertar, já no primeiro semestre de 2021, os cursos de Design Gráfico e Design de Animação.
Embarcada no Porto Digital, a UNIAESO Recife integra um dos mais importantes polos de inovação do país, e está situada em uma das ruas mais tradicionais e conhecidas do estado de Pernambuco, eleita, em 2020, a terceira mais bonita do mundo. Possui ainda facilidade no acesso, através de transporte coletivo, bicicletários compartilhados (Itaú) e estacionamentos públicos.
Estrutura
A Faculdade Barros Melo Recife oferece, na docência de seus cursos, professores qualificados, renomados e experientes no mercado de trabalho. Sua estrutura e projetos incluem laboratório de informática; Grupo de estudos; Atividades de extensão; Núcleo de Pesquisa e programa de intercâmbio internacional.
A comunidade acadêmica conta também com uma biblioteca 100% virtual da Pearson e Saraiva, que contam com uma grande variedade de títulos; ouvidoria on-line; e acompanhamento psicopedagógico.
Além disso, os alunos de Recife também têm acesso a toda a infraestrutura da sede Uniaeso de Olinda, que possui, além dos anteriores: Biblioteca de acervo físico; Agência experimental de propaganda; Ateliê de desenho; Núcleo de Prática Jurídica; Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem; Gráfica; Salas de audiência e júri; Auditório; Laboratório de fotografia; Cineteatro; Videoteca; Salas de aula climatizadas; Restaurante e um amplo estacionamento pavimentado e gratuito.
Oportunidades
A Central de Estágio - CEA, conveniada com mais de 650 empresas e mais de 15 agentes de integração, visa incluir o aluno no mercado de trabalho com toda segurança e monitoramento, para que ele possa vivenciar as práticas aprendidas na Instituição.
Missão
Promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, objetivando contribuir na formação de profissionais e cidadãos tecnicamente capazes e socialmente comprometidos com o bem comum, dotados de pensamento crítico e predisposto a utilizar o saber científico e tecnológico nos limites da ética e de valores que norteiam a dignidade da pessoa humana, de forma a contribuir para a consolidação da sociedade.
Objetivos
Projetada para consolidar-se como instituição educacional de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos pela promoção do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, a Faculdade Barros Melo do Recife dispõe a produzir, acumular, sistematizar e disseminar conhecimentos e cultura. Em função dessa concepção, concentra esforços para contribuir na formação integral do indivíduo, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético e a capacidade de julgar e agir corretamente; formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e cívica, conforme as exigências da sociedade moderna.
Valores Institucionais
A UNIAESO conceitua-se como uma instituição em busca da transmissão de conhecimento, incluindo a organização social, a política e a economia, de modo crítico. A IES possui uma visão crítica no que se refere a valores indiscutíveis da civilização, como a paz, a justiça, a democracia, a solidariedade e os direitos humanos, não se submetendo, portanto, a partidos políticos ou a governos. A instituição tem formado nos cursos que oferece, profissionais com um conjunto de conhecimentos, de habilidades e competências dentro de um consequente encadeamento lógico onde conhecimento é saber; habilidade é saber fazer; competência é saber fazer bem.
A UNIAESO tem compromisso com a qualidade da formação intelectual de seus alunos, com a qualidade da sua produção científica, artística, filosófica e tecnológica e, principalmente, com o atendimento às necessidades, aos anseios e às expectativas da sociedade, formando profissionais técnica e politicamente competentes e desenvolvendo soluções para problemas locais, regionais e nacionais.
A UNIAESO tem como princípios irrefutáveis:
Ética - um valor imprescindível à gestão de uma Instituição de Ensino Superior, que implica no respeito ao direito dos outros, na lisura e na transparência dos atos administrativos e acadêmicos.
Pluralismo – a aceitação de pontos de vista diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica; a presença do erudito e do popular; o saber elaborado e a cultura oriunda da tradição.
Igualdade – todos os indivíduos são iguais perante a sociedade, com os mesmos direitos e deveres e devem ser possuidores, com igualdade, ao final de cada curso, do melhor conhecimento, na sua especialidade.
Qualidade – o ensino e a vivência escolar são conduzidos de modo a criar as melhores e mais apropriadas oportunidades para que os indivíduos se desenvolvam na sua potencialidade, cultural, política, social, humanística e profissionalmente.
Democracia – a crença de que a participação ativa dos professores, servidores de Ensino e Pesquisas e estudantes nas discussões de seus problemas é fator preponderante para o desenvolvimento e a promoção do exercício da plena cidadania.