O que é a CPA?
CPA é a Comissão Própria de Avaliação instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES (Lei nº 10.861/04), responsável pelos processos de avaliação interna da instituição.
Quem compõe a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação - CPA é formada por representantes dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil organizada nomeados através de portaria expedida pela direção da Faculdade Barros Melo Recife - UNIAESO.
Quais os objetivos da CPA?
O processo de autoavaliação desenvolvido pela Faculdade Barros Melo Recife tem como objetivo buscar indicadores que possam avaliar a diversidade de valores e percepções do mundo acadêmico e os relacionamentos oriundos de seus atores e integrantes, interna e externamente, visando o comprometimento contínuo com a dinamicidade das mudanças do ambiente educacional.
Por que avaliação institucional?
A Lei nº 10.861/04, que o instituiu o SINAES, tem por base três instâncias que caracterizam três processos distintos de avaliação:
Avaliação institucional;
Avaliação dos cursos de graduação;
Avaliação do desempenho dos estudantes, através do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Cada um destes processos faz uso de instrumentos próprios de avaliação, desenvolvidos em situações e momentos distintos, mas que se articulam como parte de um mesmo sistema de avaliação.
A avaliação institucional é uma ferramenta importante para o planejamento acadêmico, além de permitir que sejam identificadas áreas problemáticas, apontando os setores que precisam de melhorias.
Como a instituição é avaliada?
A Avaliação Institucional é feita por meio de análise de documentação e de dados; questionários com os corpos docente, discente e técnico-administrativo; entrevista com os coordenadores de curso e reunião com os gestores. Além disso, a Instituição é avaliada constantemente por meio da ouvidoria online, o “fale conosco” do site da Faculdade Barros Melo Recife.
O que se avalia?
A CPA da Faculdade Barros Melo Recife organiza o processo de avaliação da IES (Instituição de Ensino Superior) nos seguintes planos:
Planejamento e Avaliação Institucional;
Desenvolvimento Institucional;
Políticas Acadêmicas;
Políticas de Gestão;
Infraestrutura Física.
A avaliação é feita de acordo com as diretrizes propostas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, dentro do calendário estabelecido pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES.
Que dimensões são avaliadas pela CPA?
ORGANIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO POR EIXOS DE ACORDO COM O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA DO MEC DE AGOSTO DE 2014
EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do SINAES. Inclui também um Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI, incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação.
EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do SINAES.
EIXO 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do SINAES.
EIXO 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do SINAES.
EIXO 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do SINAES.
Profª. Sandra Helena de Andrade
Presidente
Profª. Ana Helena Soares Cavalcanti
Representante do Corpo Docente
Charles Acioli Serrano
Representante do Corpo Técnico-administrativo
Leandro Soares Cavalcante
Representante do Corpo Discente
Aluízio Oliveira Dornelas
Representante da Sociedade Civil Organizada
Baixe o Relatório Parcial 2022 da CPA
Algumas de Nossas Conquistas:
1. Reorganização da comunicação institucional, possibilitando maior agilidade
na divulgação dos eventos e nas ações institucionais – comunicação interna e
externa;
2. Ampliação e diversificação na forma de divulgação das atividades de Ensino,
Pesquisa, Extensão, Responsabilidade Social e demais Serviços da UNIAESO;
3. Maior integração entre os cursos nos eventos institucionais;
4. Ampliação e discussão, em todos os segmentos da IES, de temas como:
Responsabilidade Social; Papel da Mulher na Sociedade; Direitos Humanos;
Igualdade Étnico-Racial; Diversidade, Meio-Ambiente; Patrimônio Cultural;
dentre outros.
5. Ampliação da oferta de vagas de Iniciação Científica, Monitoria, Estágio,
Intercâmbio e Nivelamento;
6. Ampliação de horário do serviço de Atendimento Psicopedagógico;
7. Atualização e Ampliação do acervo da biblioteca (físico e virtual);
8. Acessibilidade — Estação do piso tátil (Projeto Rota Acessível).
Email: cpa@uniaeso.edu.br
1. Depósito do Segundo Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2022 – março/2023;
2. Divulgação/Disponibilização do Relatório no Site Institucional – março/2023;
3. Feedback do desempenho institucional a partir do Segundo Relatório Parcial da CPA de 2023;
4. Apresentação e Feedback dos Resultados para a Direção da IES– abril/2023;
5. Apresentação/Feedback/Sugestões dos resultados para os Coordenadores – abril/maio de 2023;
6. Apresentação e Feedback/Sugestões dos resultados para Setores Administrativos – abril/maio/junho 2023;
7. Estudo do PDI. – Todo o período avaliativo;
8. Meta-avaliação do processo relativo ao ano de 2022 / Leitura do Relatório da CPA 2022 e levantamento dos resultados alcançados - Todo o período avaliativo;
9. Reunião com a direção para verificação do plano de metas estabelecido no PDI;
10. Reunião com os diversos setores da IES, fazendo levantamento das dimensões e dos eixos 2 a 5.
1. Campanha de sensibilização junto com a comunidade acadêmica para a avaliação 2023– agosto e setembro/2023;
2. Início da aplicação dos questionários à comunidade acadêmica - outubro/2023;
3. Análise dos resultados – dezembro/2023;
4. Encaminhamento dos resultados das avaliações docentes para os coordenadores – dezembro/2023;
5. Elaboração do 3º relatório final referente ao ano de 2023 – dezembro/2023, janeiro/2024 e fevereiro/2024.