Raquel Barbosa
Raquel Barbosa
Raquel também foi responsável por animar o single "Foguinho Freestyle"
A estudante do 3° período do curso de Design Gráfico Olinda, Raquel Barbosa foi a responsável pela execução das ilustrações das novas músicas do cantor recifense de hip hop Jogba.
A primeira ilustração foi para a capa do single “Foguinho Freestyle”. Segundo Raquel, a ideia foi passada para se tornar uma arte gráfica, porém ao terminar o projeto, também lhe foi solicitado que desenvolvesse uma versão animada, que está disponível no Youtube.
Já a segunda foi para a música “Perversidade”, ainda não lançada. Nesta, a aluna também fez toda a elaboração gráfica da capa, com exceção da tipografia.
A graduanda discorreu sobre o processo de criação dos projetos e como se deu cada etapa.
“A parte mais demorada do projeto é buscar referências e ter os rascunhos aprovados pelo cliente. O primeiro desenho foi mais rápido porque era uma coisa simples e direta. Devo ter demorado quase uma semana, levando em consideração as coisas que tinham para fazer”, disse.
“O segundo demorou mais porque mesmo que ele tenha dito exatamente o que era para fazer, o processo criativo do desenvolvimento não estava funcionando, e tive que refazer ele algumas vezes. Acho que levou quase duas semanas”, completou.
Sobre como colocar a própria personalidade em um projeto artístico, Raquel afirmou que ao mesmo tempo que preza pelo seu desenvolvimento autoral, acredita que a participação ativa do cliente nas ideias é um facilitador para a realização do trabalho:
“Eu tento usar os meus traços de desenho que sou acostumada e se o cliente achar que combina com o que ele quer, eu uso. É mais fácil quando o cliente já me diz qual a ideia dele para o projeto, porque eu posso desenvolver exatamente a partir do que ele pediu. Por outro lado, eu gosto muito de usar as minhas próprias ideias - só existe um risco maior de o cliente não aprovar”.
Ainda no início da carreira e aprendendo a lidar com as demandas, a estudante afirma que o maior desafio está em alinhar as ideias dos clientes e administrar questões relacionadas ao tempo, orçamento e alterações no projeto. Todas as etapas, no entanto, são aprendizados profissionais que ela já vem adquirindo durante a graduação e que proporcionam experiências comuns às do mercado de trabalho.
“Eu tive que lidar com situações de acrescentar ideias de última hora, como foi o caso da animação. Então, esperar situações desse tipo, e a parte de orçamento, porque fico ansiosa de fazer o trabalho e quero começar antes do cliente dar entrada, como foi o caso da primeira ilustração. São questões que eu estou colocando na minha cabeça que podem acontecer”, explica a aluna.