Elementos de um trabalho acadêmico.jpg
Elementos de um trabalho acadêmico.jpg
Confira algumas dicas importantes de como produzir um bom texto
Ao final da maioria dos cursos é necessário realizar um trabalho final, o chamado (e temido por muitos) ‘Trabalho de Conclusão de Curso’ (TCC). Além do TCC, outras produções acadêmicas podem ser solicitadas ao longo da jornada do estudante e é preciso estar por dentro de todas as novidades das regras da ABNT, que podem ser conferidas clicando neste link.
Pensando no estudante que está começando a escrever e ainda não sabe o que colocar em cada ítem, nós preparamos com detalhes tudo o que você precisa saber sobre os elementos que compõem um trabalho acadêmico.
Antes de iniciar, é importante saber que todo trabalho é composto por três partes fundamentais: pré-textual, textual e pós-textual. Cada uma dessas possui subdivisões nas quais o estudante irá detalhar todo o trabalho.
O pré-textual compreende as partes iniciais da pesquisa, nos quais estão presentes:
capa
folha de rosto
dedicatória (facultativo)
agradecimentos (facultativo)
resumo
abstract (tradução do resumo escrito em inglês)
lista
sumário
Na capa é indicado colocar informações básicas como nome da instituição ou logotipo, nome do autor ou autora, título do trabalho, subtítulo (se houver) e local e ano da entrega do documento.
A folha de rosto deve conter, além das informações que estão na capa, tipo da pesquisa, objetivo do estudo e o nome do orientador ou orientadora do trabalho.
O resumo do trabalho carrega informações importantes sobre a metodologia do trabalho, o problema de pesquisa, objetivo geral, quais resultados foram alcançados durante o desenvolvimento e as principais conclusões a serem detalhadas no trabalho.
Além disso, é recomendado que se insira de 3 a 5 palavras-chave no fim do texto que sintetizem o tema do trabalho. A lista só deve ser elaborada caso o trabalho tenha figuras, gráficos, tabelas ou siglas, por exemplo. Se houver, é recomendado que cada ítem deste seja enumerado.
Aqui é a parte onde a pesquisa terá seu desenvolvimento a partir das informações já dispostas no resumo. Para o textual, o texto deve conter:
introdução
desenvolvimento
conclusão
A introdução de um trabalho é o momento em que o leitor precisa entender tudo que será abordado no decorrer do texto. Para isso, é recomendável que uma boa introdução tenha um tema definido, o problema abordado na pesquisa, objetivos gerais e específicos e a metodologia utilizada na construção da pesquisa.
É no desenvolvimento onde irão constar todas as pesquisas realizadas antes da formulação do trabalho que servirão como base para a produção do texto. O recomendado é que no desenvolvimento utilize-se de referências bibliográficas atualizadas, de até 5 anos atrás.
Podem ser utilizadas como referências teses, artigos científicos, livros (versões físicas ou digitais), por exemplo. É no desenvolvimento que todas as regras de formatação descritas pela ABNT serão aplicadas. Para mais informações sobre as regras atuais, clique neste link.
A conclusão, como o nome já indica, é onde o trabalho será finalizado e todas as expectativas dos objetivos específicos devem ser relatadas. Aqui deve-se apenas relembrar as informações já ditas anteriormente e também é um espaço para sugestões do que pode ser pesquisado no tema que foi discutido ao longo do trabalho.
Ao final do trabalho, vão as informações mais técnicas do trabalho como:
referências
glossário
apêndices
anexos
índice
As referências são inseridas logo após a conclusão e devem ser listadas na ordem alfabética, sempre respeitando o padrão de referências bibliográficas utilizado pela ABNT. O glossário é uma lista onde são explicados todos os termos técnicos utilizados no trabalho para facilitar o entendimento dos leitores.
Os apêndices são parecidos com os anexos, mas aqui eles precisam ser produzidos pelo autor do texto, o que não ocorre nos anexos, que podem ter a produção vinda de terceiros.
O índice é uma lista com os tópicos e palavras-chave utilizadas ao longo do trabalho. No caso do índice, cada item deve conter a página onde ele pode ser encontrado no texto para facilitar a busca pelo leitor.