No dia 6 de março é comemorada a Data Magna de Pernambuco
No dia 6 de março é comemorada a Data Magna de Pernambuco
Data é celebrada no dia 6 de março
Os pernambucanos estão prestes a comemorar mais um feriado, só que desta vez regional. Estamos falando da Data Magna de Pernambuco, que é celebrada no dia 6 de março, neste ano cai numa segunda-feira. Mas você sabe o que significa essa data? A UNIAESO explica agora.
Data Magna é o nome dado como referência à Revolução Pernambucana de 1817. Ela se tornou um feriado quando o marco completou 200 anos, em 2017. Essa Revolução é considerada o primeiro movimento libertário do Brasil em relação a Portugal.
Aqui, em Pernambuco, houve a tentativa de elaborar um regime republicano, construindo uma constituição própria, pois havia insatisfação popular em relação aos privilégios da corte portuguesa.
Naquela época, o governador da província de Pernambuco era Caetano Pinto de Miranda Montenegro. Quando ele soube dessa revolta, mandou prender todos os envolvidos, que posteriormente, resistiram, dominaram o Recife e implantaram um governo provisório. O governador fugiu.
Numa quinta-feira, 6 de março, o capitão José de Barros Lima, mais conhecido como “Leão Coroado”, matou um comandante português que havia dado voz de prisão a ele e tomou o quartel do Regimento de Artilharia, em Santo Antônio, com os aliados dele. Este foi o ápice da Revolução Pernambucana de 1817.
O rei de Portugal, Dom João VI, não gostou nada disso e também não ficou parado. Ele organizou uma repressão contra os rebeldes. Tudo isso durou 75 dias, no comando de Luís do Rego Barreto. Os envolvidos na Revolução foram derrotados e Luís Barreto virou governador-geral de Pernambuco.
Mesmo com a derrota, esse capítulo da história pernambucana perpetuou ideias e contribuiu com a Independência do Brasil, que foi proclamada cinco anos depois desse levante. Quando completou 100 anos, em 1917, a Data Magna foi um feriado nacional.